Revoluções são marcos na história humana. Segundo o dicionário Aurélio, revolução é transformação radical de estrutura política, econômica e social, dos conceitos artísticos ou científicos etc. Karl Marx entendia as revoluções como sendo a locomotiva da história. De um modo geral, elas acabam sendo a necessidade de abandonar totalmente um modo estabelecido de pensar que vinha dando certo, para continuar avançando.
No século XVIII a humanidade viveu a Revolução Industrial que mudou para sempre a maneira de organização do trabalho e da sociedade. Em 1765, James Watt aperfeiçou a máquina a vapor imaginada por Leonardo Da Vinci no século XVI. O trabalho artesanal começava a dar lugar ao trabalho mecânico organizado em fábricas. A sociedade nessa época começa a migrar dos campos para os centros urbanos. Em 1800 a cidade de Londres chega a marca de 1 milhão de habitantes.
No século XIX, no ano de 1814, Georg Stephenson apresenta ao mundo a primeira locomotiva a vapor. Nove anos mais tarde, criaria a primeira estrada de ferro.
A partir desse momento surgia novas máquinas, novos produtos. A Revolução Industrial contribuiu com a criação da era da produção em massa. É de Henry Ford (fundador da Ford) a fomosa frase: o cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto.
Certa vez Heráclito de Éfeso disse: Tudo flui e nada permanece. O século XVIII ficou conhecido como o século da invenção da máquina a vapor; o século XIX, como o século das ferrovias; o século XX, como o século das rodovias e aerovias. Segundo Alexandre Annenberg, o século XXI ficará conhecido como o século das infovias, graças a internet.
A rede mundial de computadores está provocando uma Revolução Social. A internet tem provocado uma globalização maior do que a dos grandes navegadores do século XVI. Navegar na internet é estar diante do orbe terrestre.
O Rádio levou 38 anos para chegar a marca de 50 milhões de espectadores; a TV, 13 anos; a Internet, 4 anos. O Facebook, maior rede social do planeta com mais de 250 milhões de contas e que se fosse um país seria o quarto mais populoso do mundo, em apenas 9 meses chegou a incrível marca de 100 milhões de espectadores.
Em 2008, a cada três segundos um computador era vendido no Brasil (dados da Abinee). Quem não tiver acesso ao mundo digital poderá ficar de fora dessa revolução dos tempos modernos. A Revolução Industrial, outrora mudou a organização do trabalho e da sociedade. No século XXI é a vez da Revolução Digital mudar a organização do trabalho e da sociedade.
A sociedade que migrou dos campos, agora migra para a rede de computadores.
Essa é uma das marcas dos tempos modernos. Seja bem vindo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário